Entre os dias 08 e 10 de março, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, pintou os céus de Pernambuco com suas acrobacias aéreas, trazendo alegria e admiração a milhares de espectadores. A turnê, que começou em Afrânio e passou por Serra Talhada, culminou em Recife, como parte das festividades do aniversário de 487 anos da cidade. A Praça do Marco Zero, no coração do Recife, foi o palco para a exibição final, onde sete aeronaves A-29 Super Tucano executaram manobras de tirar o fôlego, para o deleite dos presentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Prefeito Comemora a Exibição Aérea

i2431214401003319

O Prefeito de Recife, João Campos, expressou seu entusiasmo pela apresentação da Esquadrilha da Fumaça, destacando-a como um brilho a mais nas celebrações do aniversário da cidade. As acrobacias aéreas e os voos rasantes dos pilotos da Força Aérea Brasileira foram a cereja no topo do bolo para as comemorações, encerrando com chave de ouro o fim de semana festivo.

Os Paraquedistas “Os Cometas”

i2431214400509793

Além das acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, os festejos de Recife foram enriquecidos com uma demonstração de paraquedismo pela equipe “Os Cometas”, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro, lançados de uma aeronave C-95 Bandeirante do Esquadrão Rumba. A destreza e as evoluções dos paraquedistas capturaram a atenção de todos, adicionando um elemento emocionante às festividades.

Próxima Parada: Caruaru

Após a impressionante demonstração em Recife, a Esquadrilha da Fumaça prepara-se para levar sua magia a Caruaru, continuando a celebrar a cultura e a história de Pernambuco através de suas apresentações aéreas. A turnê pela região é um testemunho do compromisso da Força Aérea Brasileira em conectar-se com a comunidade, promovendo não apenas o espírito de patriotismo, mas também inspirando as próximas gerações.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).