O Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva realizou, nesta quarta (18/12), uma visita ao Instituto General Villas Bôas (IGVB) na qual, em reunião com o fundador, General de Exército Eduardo Villas Bôas, discutiram sobre as possibilidades de cooperação entre as organizações, com o incentivo à participação da sociedade civil, em especial dos estudantes.

O IGVB é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica à preservação das ideias e do trabalho do General por  décadas como oficial do Exército brasileiro; ao debate sobre o modelo de desenvolvimento e de segurança do Brasil e; à difusão de informações sobre tecnologia assistiva que possam melhorar a qualidade de vida de quem tem algum tipo de limitação – idosos, pessoas com deficiências, doenças raras e crônicas.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).