O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqdHU-51) recebeu, no dia 19 de outubro, em suas instalações, na Ilha de Terrapleno do Leste, a visita de cem adolescentes dos Projetos Sociais “Ametista e Renascer”. Na ocasião, os alunosparticiparam de uma palestra sobre a Aviação Naval e formas de ingresso na Marinha, ministrada pelo Comandante do Esquadrão, o Capitão de Fragata Michael Lopes Alvarenga.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Comandante do EsqdHU-51 também compartilhou com os adolescentes um pouco da sua história de ascensão na carreira militar de aviador naval. Em seguida, os integrantes do projeto conheceram e fotografaram as aeronaves e os equipamentos de voo no hangar, ampliando o repertório de experiências e possibilidades de atuação profissional para escolhas mais fundamentadas nessa fase da vida.

A visita ao Esquadrão HU-51 fez parte do programa de atividades planejadas para esses jovens ao longo de quatro meses, como cursos profissionalizantes, ordem unida, palestras sobre prevenção e combate ao uso de drogas, higiene pessoal e cuidados com a saúde. O projeto, destinado aos jovens em situação de vulnerabilidade social, na faixa etária de 14 a 17 anos, é desenvolvido pelo Comando do 5º Distrito Naval, em parceria com as Prefeituras de Rio Grande e de São José do Norte.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).