O Comitê Executivo do GMACCC (Conselho Consultivo Militar Global sobre Mudanças Climáticas) anunciou uma adição significativa ao seu conselho. Trata-se do Coronel Raul Kleber de Souza Boeno, um pesquisador militar brasileiro, que traz consigo experiência e conhecimento em áreas cruciais relacionadas ao clima, segurança e desenvolvimento sustentável.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trajetória notável e compromisso com a educação

2000 6501a722dd129

O Coronel Raul não é apenas um militar experiente, mas também um acadêmico dedicado. Sua formação acadêmica inclui: doutorado em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Lisboa e tem especializações em Gestão Política e Social de Riscos e Situações de Emergência (ENPC/Espanha) e Inteligência Estratégica (ESG/Argentina). Sua formação também inclui graduação pela Academia Militar do Exército Brasileiro e mestrados em Comunicação (UFPR) e Operações Militares (EsAO).

Uma de suas contribuições mais significativas foi a discussão sobre a “dissuasão climática”. Também foi conteudista das Instruções Regulatórias de Educação Ambiental no âmbito do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Nesse papel, ele introduziu o debate sobre questões climáticas nas escolas do Exército Brasileiro, mostrando seu compromisso em educar as futuras gerações sobre a importância e os impactos das mudanças climáticas.

Projetos atuais e foco na cooperação civil-militar

Atualmente, o Coronel Raul pesquisa a extensão e as implicações da militarização de desastres e da securitização das mudanças climáticas. Além disso, ele é membro do Grupo de Especialistas no Projeto CASA, uma iniciativa que busca entender melhor a natureza e eficácia da cooperação civil-militar em emergências relacionadas ao clima. Este projeto é co-organizado pelo GMACCC e outras quatro organizações, reforçando a importância da colaboração interorganizacional para enfrentar os desafios globais.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).