O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), realizou uma evacuação aeromédica (EVAM) no dia 28 de abril para resgatar uma indígena gestante da comunidade Akatu-Cachoeira, localizada próxima à região de Yauaretê, no estado do Amazonas (AM). A paciente apresentava complicações no parto, colocando em risco a sua vida e a do bebê.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, transportou a gestante e a médica do Distrito de Saúde Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN) de Akatu-Cachoeira para Yauaretê. Ao chegar em Yauaretê, uma tripulação do C-105 Amazonas do 1°/9° GAV interrompeu os procedimentos de decolagem em outra missão para agilizar a EVAM, sem a necessidade de aguardar o abastecimento da aeronave do 5°/8° GAV.

Foto indigena gestante

A paciente foi levada com sucesso a São Gabriel da Cachoeira, onde toda a estrutura de apoio estava preparada para levá-la ao Hospital Geral e Urgências (HGU). A gestante foi atendida e o parto ocorreu com sucesso.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador André Luiz Parreira De Souza, expressou satisfação e orgulho por pertencer ao Esquadrão Arara, que tem grande importância no contexto da Amazônia Brasileira.

A EVAM é uma ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).