No dia 28 de janeiro, o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Washington Luis Rodrigues, esteve no Centro de Coordenação de Operações do Comando Conjunto Norte (CCjN) para abordar as possibilidades de atuação conjunta entre o órgão e as Forças Armadas na Operação Verde Brasil 2.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O representante do IBAMA foi recebido pelo Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro. Durante a reunião, o CCjN evidenciou a importância do Instituto na Operação, destacando o papel de protagonismo nas ações de combate a crimes ambientais na Amazônia Oriental. Nesse cenário, foram destacados os trabalhos do CCjN como facilitador no planejamento e na execução propriamente dita das missões e atividades da Operação.

Foi feito o balanço dos resultados obtidos em 2020 e as possibilidades para o corrente ano das ações do CMN, do 4º Distrito Naval e da Ala 9 para o combate a crimes ambientais.

Fonte: C Cj N
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).