Entre 9 e 13 de março, a Escola Superior de Guerra (ESG) sediou o Curso Fundamentos do Planejamento Baseado em Capacidades (FPBC 2020). Trata-se da segunda edição de um curso voltado especificamente para o método do Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) sob o escopo do Memorando de Entendimento entre a ESG e o William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies (WJPC), assinado em junho de 2019.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso FPBC 2020 foi realizado nas novas instalações da ESG em Brasília, sendo duas semanas de atividades online e uma semana de fase presencial, totalizando 50 horas/aula. O objetivo foi a capacitação de civis e militares do Ministério da Defesa e das Forças Armadas envolvidos nas etapas iniciais de implantação desse método no MD.

As aulas foram ministradas por professores e instrutores da ESG, do Perry Center, do Institute for Defense Analyses (IDA), do Institute for Security Governance do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ISG/DoD), da APBC/EMCFA e dos Estados-Maiores da Armada (EMA), do Exército (EME) e da Força Aérea (EMAER).

pbc-5

O Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) é um método utilizado para identificar e priorizar os desafios e contingências que as forças armadas de um país devem atender para, em seguida, delinear a estrutura de força mais viável e efetiva possível.

Atualmente a implementação desse método no âmbito do MD está sendo liderada pela Assessoria de Planejamento Baseado em Capacidades (APBC/EMCFA), conforme orientações da Política Nacional de Defesa (PND) e da Estratégia Nacional de Defesa (END), contribuindo, portanto, para o incremento da interoperabilidade, bem como da eficiência, eficácia e efetividade dos recursos públicos destinados à defesa nacional.

pbc3

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Ministério da Defesa (MD)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).