No dia 31 de julho, teve início a 1ª Edição do Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética (CSSDC), da Escola Superior de Guerra (ESG). A turma deste ano é composta por 37 estagiários selecionados entre Órgãos e Instituições parceiras. O curso é desenvolvido na modalidade semipresencial, sendo a primeira fase na modalidade de Ensino a Distância e a segunda de forma presencial.

O objetivo do CSSDC é habilitar militares e civis no exercício de funções de direção e assessoramento em nível Político-Estratégico, desenvolvendo principalmente competências que contribuam para a elaboração e a atualização de Estratégias e de Políticas Nacionais e Institucionais referentes ao Espaço Cibernético.

Saiba mais sobre o curso!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).