Militares brasileiros são instrutores de curso de desminagem humanitária na Colômbia

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A segunda turma deste ano do curso em desminagem humanitária teve início na terça-feira (18). Os instrutores, Major de Engenharia do Exército Brasileiro Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha do Brasil Gustavo Lopes da Silva Freitas, integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO).

Participam da capacitação, militares do Exército Nacional da Colômbia, que possuem conhecimentos técnicos e atuam em Organizações Militares de Desminagem Humanitária. Com duração de sete semanas, o curso ocorrerá nas instalações da Escola de Engenheiros Militares do Exército Nacional da Colômbia.

O curso contará com instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em seminário de desminagem e visitas de instrução. Foram realizadas coordenações com organismos internacionais e nacionais, como a Direção da Ação Integral Contra Minas Antipessoais (DAICMA) e com Instituições Militares, como o Centro Nacional Contra Artefatos Explosivos Improvisados e Minas (CENAM), a fim de que estes contribuam na capacitação dos novos Monitores Nacionais.

Foto 1.jpeg

Após o treinamento, os militares colombianos passarão a desempenhar a função de Monitor Nacional em operações de desminagem humanitária. Os Assessores Interamericanos, que representam a Engenharia do Brasil na Colômbia, têm contribuído para fortalecer a capacidade operativa das Forças Militares colombianas no combate às minas e explosivos ainda existentes, e que impactam todo o país.

Com informações do GATI-CO
Divulgação: GATI-CO

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas