A Escola Superior de Guerra (ESG), referência na preparação de oficiais superiores, está realizando a 7ª edição do Curso Especial de Preparação para Oficiais-Generais (CEPOG), nas instalações da Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF). Entre os participantes do curso estão os coronéis do Exército Brasileiro Eron Pacheco da Silva, Jason Silva Diamantino, Luiz Duarte de Figueiredo Neto e Talmo Evaristo do Nascimento, recentemente promovidos ao posto de General de Brigada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecimento Interdisciplinar: Desafios da Comunicação Social e Cenários Geopolíticos

Snapinsta.app 359525639 127007437072839 7079120996357810381 n 1080

A programação do curso compreende diversos temas de relevância para a formação estratégica dos futuros oficiais-generais. Entre os assuntos discutidos estão os desafios da Comunicação Social nos dias atuais, cenários geopolíticos, a situação do Brasil no contexto geopolítico regional, desafios e perspectivas Rússia x Ucrânia, Comunicação Estratégica e os desafios do Smart Power. Essa diversidade de tópicos representa o vasto conhecimento necessário para os altos cargos militares.

A Abertura do Curso: A Visão do Comandante da ESG

A abertura do CEPOG contou com a presença de importantes figuras militares. O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, proferiu as palavras de abertura do curso, reforçando a responsabilidade inerente ao novo ciclo da carreira dos futuros oficiais-generais. Estiveram presentes também o Comandante da ESD, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto, o Vice-Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo, e o diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha, Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni.

Curso CEPOG: Um Salto para o Futuro da Defesa Nacional

Snapinsta.app 359409335 239950171837755 784826983667974445 n 1080

Este curso representa um marco importante para a Defesa Nacional. Com a formação destes novos oficiais-generais, espera-se avançar ainda mais nas estratégias e na implementação de políticas de defesa. Através de discussões profundas e análises de cenários geopolíticos, a ESG demonstra mais uma vez seu compromisso com a excelência na formação militar e o avanço estratégico do Brasil.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).