2022 é o ano do Bicentenário da Independência do Brasil. A emancipação de Portugal, ocorrida em 7 de setembro de 1822, foi o primeiro passo para estabelecer a independência do país, a soberania da nação e a liberdade do povo brasileiro. Ao longo desses 200 anos, as Forças Armadas têm atuado focadas nas missões constitucionais, para assegurar as conquistas realizadas e garantir a lei e a ordem. Em vídeo comemorativo, o Ministério da Defesa (MD), em campanha interministerial junto ao Governo Federal, destaca fatos, personalidades, projetos e símbolos históricos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O material apresenta um apanhado de avanços tecnológicos, operações, recursos e ações, da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Além disso, percorre a história e relembra o descobrimento do país, a primeira missa realizada, as caravelas da época, bem como os patronos das Forças Singulares: Almirante Tamandaré, da Marinha; Duque de Caxias, do Exército ; e Brigadeiro Eduardo Gomes, da Aeronáutica. Nas imagens, que evidenciam as belezas do território, são valorizados a natureza, os processos produtivos, os símbolos nacionais, as ações militares e o povo brasileiro.

Assista e conheça registros relevantes desse importante marco:

YouTube video

Por Suellen Siqueira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).