Apresentação realizada pelo pesquisador do CEECF da ESG no curso SDP Móvil-Honduras-2022

A Escola Superior de Guerra (ESG), por intermédio do Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEECF), participa do Curso de Estrategia y Política de Defensa Móvil – Honduras- 2022 (SDPM-H-2022), promovido pelo William J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies da U.S. National Defense University e pelo Colegio de Defensa Nacional de Honduras.

A atividade vem sendo desenvolvida de forma híbrida (virtual e presencial) desde o dia 28 de fevereiro e com previsão de encerramento em 15 de março do corrente ano.

Nos dias 01 e 03 de março, o Coronel Ricardo Rodrigues Freire, pesquisador do CEECF, contribuiu no desenvolvimento das atividades da primeira fase do curso, apresentando aos participantes, em ambiente virtual, os temas Ministerios de Defensa: organización, funciones politica y estratégia e Gestión de Recursos Humanos de Defensa.

O SDPM-H-2022 é ministrado no idioma espanhol e foi concebido em duas fases. A primeira delas é dedicada à teorias e questões sobre Políticas e Estratégias de Defesa e Segurança Internacional.

Já a segunda fase será voltada para a realização de atividades presenciais. Nela serão desenvolvidos exercícios ligados à elaboração de Políticas e Estratégias de Defesa, à realização de uma arquitetura de processo de transformação das Forças Armadas e ao desenvolvimento de atividades próprias da aquisição de materiais de emprego militar – tudo isso, considerando um cenário hipotético de crise.

O curso conta com um público de 60 participantes, dentre eles civis e militares hondurenhos, integrantes de órgãos governamentais e de instituições civis.

A presença da ESG no curso é fruto da parceria acadêmica entre a Escola e o Perry Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui