No dia 27 de julho, um evento de grande importância ecoou pelos corredores da Escola Superior de Guerra (ESG): a abertura do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG). O Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, em seu discurso de boas-vindas aos estagiários, destacou o objetivo central do curso: proporcionar uma “experiência cultural diversa por meio de palestras e atividades que se relacionam com os mais variados temas da atualidade, em especial os da área de Defesa e Segurança Nacional”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aula Inaugural: Os Desafios para a Defesa e a Soberania do Brasil

IMG 20230728 WA0075 e1690567679347

A responsabilidade de ministrar a aula inaugural ficou a cargo do Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa. O General debruçou-se sobre os “Desafios para a Defesa e a Soberania do Brasil”, e aproveitou a oportunidade para reforçar a relevância do PECESG na promoção da reflexão sobre Defesa na sociedade. Segundo suas palavras, “o PECESG está em total sintonia com a missão principal da Chefia de Educação e Cultura, que é promover e disseminar a mentalidade de Defesa tanto no segmento militar quanto no civil”.

PECESG 2023: Sucesso de Participação e Novo Modelo de Ensino

Devido ao grande número de inscritos para esta edição, o Programa implementou a modalidade EAD (ensino a distância), permitindo a transmissão online em tempo real das atividades. No total, foram 389 inscritos, dos quais 245 estão realizando o curso pela primeira vez. Destaca-se a presença de 355 civis, 23 militares das Forças Armadas e 11 militares das Forças Auxiliares.

O PECESG e Sua Missão

IMG 20230728 WA0072 e1690567639508

O PECESG tem como meta estimular a participação da sociedade em um programa de atividades para conhecimento e estudo de temas da atualidade. Através da troca de experiências entre os participantes, a aproximação com a Escola Superior de Guerra e o estreitamento dos laços com instituições parceiras, o Programa se consolida como uma importante ponte pedagógico-cultural.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).