O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, assinou, nesta quarta-feira (12), um acordo de cooperação com o Governo do Benin, para viabilizar a venda de produtos e serviços de defesa brasileiros. O encontro ocorreu durante a 13ª edição da Laad Defence & Security, no Rio de Janeiro, onde o Ministro recebeu seu homólogo, Fortunet Alain Nouatin.

dfd7845e 21df 495e a593 3fc643ccbfe6

A partir do acordo, o Brasil passa a contar, formalmente, com mais uma parceria estratégica na costa ocidental africana, além de África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Marrocos, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Senegal. A iniciativa é uma oportunidade para abertura de negócios aos dois países e contribui para a ampliação do comércio internacional. O acordo também prevê a troca de experiência para instrutores militares; e a cooperação em assistência humanitária; entre outros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

df75820b 059c 4639 b917 f3fc66055497

Estiveram presentes, ainda, pelo Ministério da Defesa (MD) brasileiro, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; e o Chefe de Assuntos Estratégicos, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

b54ce122 3077 4cc9 a73f bd7663874b5d

Diálogo – Durante o dia, o Ministro José Mucio reuniu-se com representantes de diversos outros países, como Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Uruguai. Durante os encontros, foram tratados temas como a exportação da aeronave KC-390, utilizada pela Força Aérea Brasileira, e do blindado Guarani, em uso pelo Exército; e o intercâmbio em exercícios militares; entre outros.

Compareceram às reuniões bilaterais o Secretário-Adjunto do Exército para Aquisições, Logística e Tecnologia da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Bush; o Chefe do Estado-Maior do Exército da Argélia, Chanegriha Said; o Ministro da Defesa da Eslováquia, Jaroslav Nad; o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Arábia Saudita, Fayyad bin Hamed Al-Ruwaili; o Vice-Ministro da Defesa da Itália, Matteo Perego Di Cremnago; e o Ministro da Defesa da Argentina, Jorge Enrique Taiana.

Por Júlia Campos e Mariana Alvarenga
Fotos: Hamilton Garcia

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).