O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), unidade subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi cenário, na última quarta-feira (11/05), de apoio para prática de atividade educacional de temática espacial aos alunos do Serviço Social da Indústria (SESI) Escola, do Rio Grande do Norte (RN) – Unidade São Gonçalo do Amarante e Natal. A atividade, que reuniu 33 estudantes e Equipe Pedagógica do SESI Escola, consistiu no lançamento de foguetes experimentais da categoria nível 4 definida pela 16ª Mostra Brasileira de Foguetes e credenciamento para participação na Jornada de Foguetes, realizada em Barra do Piraí (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o evento, o CLBI realizou uma palestra sobre os procedimentos de segurança que envolvem esta prática e uma visita institucional à área de Preparação e Lançamento, onde os alunos puderam conhecer os lançadores e foguetes de treinamento lançados a partir das bases do Centro.

i2251711233304976Definida na Diretriz de Comando do CLBI, a interação com a sociedade civil é escopo da administração para promoção da missão e consolidação da imagem institucional da Organização. O Diretor, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, comentou sobre o impacto que as parcerias nas ações educacionais refletem para as instituições e para a sociedade. “Apoiamos e abrimos as portas da Organização para iniciativas de fomento às atividades educacionais de incentivo e motivação no desenvolvimento do conhecimento na área espacial. Seria uma alegria grande ver no futuro esses alunos atuando conosco no desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, missão do DCTA”, concluiu.

Fotos: CLBI

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).