No dia 29 de junho, a Escola de Guerra Naval (EGN) do Brasil teve o prazer de receber uma delegação do Ministério da Defesa de Israel. A delegação, conduzida pelo General de Brigada Oren Giber, Diretor do programa de blindados, e pelo Tenente-Coronel (R1) Asaf Dvir, Diretor da Divisão de Cooperação Internacional América Latina, foi recebida pelo Diretor da EGN, Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. O propósito da visita foi promover o intercâmbio de conhecimentos e perspectivas entre as duas nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Colóquio Sobre Geoestratégia e Amazônia Azul

Snapinsta.app 357745977 2904241086373189 8146934394276229836 n 1080

Depois da recepção, a delegação participou de um colóquio que reuniu representantes do corpo docente e discente da EGN, incluindo os pesquisadores do Programa Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM). O Sr. Dennis Citrinowicz, consultor do Ministério da Defesa de Israel, proferiu uma palestra sobre a “Geoestratégia do Oriente Médio”. Em sequência, o Capitão de Fragata Leonardo dos Santos Palmeira, Encarregado da Área de Estudos III (Política e Estratégia) da EGN, apresentou a palestra “Amazônia Azul: características e desafios”.

Sessão de Debates e Troca de Experiências

Após as palestras, ocorreu uma sessão de debates que contou com a presença de vários representantes de alto nível das forças armadas brasileiras. Entre eles, o Presidente do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB), Almirante de Esquadra (RM1-FN) Paulo Martino Zuccaro; o Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação, Contra-Almirante (RM1) Marcio Magno de Farias Franco e Silva; e o Superintendente de Ensino, Contra-Almirante (RM1) Eduardo Augusto Wieland.

Fortalecimento das Relações entre Israel e Brasil

A visita da delegação israelense à Escola de Guerra Naval brasileira representa um marco significativo nas relações entre as duas nações, enfatizando o compromisso mútuo em promover o intercâmbio de conhecimento e experiências em questões de defesa e segurança. Essa troca enriquece a percepção dos dois países sobre seus respectivos contextos estratégicos e desafios nacionais, reforçando o vínculo e o entendimento mútuo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).