As empresas da Base Industria de Defesa (BID) continuam a responder ao chamado do Ministério da Defesa (MD) para a promoção da reconversão produtiva, no sentido de desenvolverem equipamento de combate à COVID-19. Nesta quarta-feira, 18, o Diretor do Departamento de Promoção Comercial da SEPROD, General de Divisão Duizit Brito recebeu uma comitiva da Avibras, Empresa Estratégica de Defesa (EED) do interior de São Paulo, que doou um Videolaringoscópio ao Ministério.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O aparelho, produzido pela companhia em parceria com uma empresa da área de saúde, tem a finalidade de assegurar maior segurança aos profissionais de saúde, no momento de procedimentos de intubação de pacientes portadores dos quadros mais graves de COVID-19. Homologado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é essencial para evitar a contaminação dos médicos e de suas equipes no procedimento de intubação dos pacientes. O equipamento doado será encaminhado ao Hospital das Forças Armadas (HFA).

Para desenvolver o produto, várias áreas da empresa e foram envolvidas, desde a engenharia, suprimentos até fabricação industrial. Realizado de acordo com o Desenvolvimento Integrado de Produto (DIP) com algumas simplificações e evoluções, o projeto incluiu a transformação do laringoscópio em um videolaringoscópio, adaptando o equipamento da empresa parceira da área de saúde com uma câmera com iluminação em led e uma tela, propiciando uma visão mais privilegiada da laringe e das cordas vocais por meio de vídeo reproduzido em tempo real.


A câmera é conectada a um tablet que roda um aplicativo desenvolvido pela EED para apresentar a imagem captada e guiar o médico no procedimento, reduzindo o trabalho e erros no processo de intubação. O médico acompanha todo o procedimento por meio da tela, mantendo uma distância segura do paciente e evitando uma possível contaminação. Além do videolaringoscópio, fazem parte do kit a caixa acrílica de proteção para apoiar o processo de intubação e o suporte para o tablet.

001

Além do MD, a Empresa doou um total de 27 equipamentos para hospitais dos municípios de Lorena, São José dos Campos e Jacareí no interior paulista. A empresa também está produzindo outro lote, com 36 equipamentos, que também será doado para hospitais de outros municípios. Na audiência desta quarta-feira, estiveram presentes pelo MD, o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, General Ex. R1 Manoel Luiz Naras Pafiadache; o Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, General de Divisão Ricardo Rodrigues Canhaci e o Diretor Técnico de Ensino e Pesquisa do HFA, Brigadeiro Médico Geraldo José Rodrigues. Pela Empresa Estratégica de Defesa, estiveram presentes o presidente da Avibras, João Brasil  Carvalho Leite e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Coronel R1 Paulo Henrique Gabriel.

Por André Pinto
Fotos: SEPROD e Avibrás

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).