Cel. Lemos (esq) com os painelistas da mesa “Fronteiras Tecnológicas, Indústria e Inovação”

O Diretor Executivo da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), Coronel Armando Lemos, participou do I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, realizado nos dias 29 e 30 de março, em Sirinhaém (PE). O evento teve como objetivo estimular e apoiar iniciativas de pesquisa sobre temas de interesse da Defesa, além de cooperar para o desenvolvimento e a difusão de pesquisas e estudos estratégicos em nível regional.

O encontro também buscou promover a colaboração entre academia, empresas e órgãos de Estado para encontrar soluções inovadoras para questões sociais e econômicas. A iniciativa marca o começo das atividades do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Nordeste (NEE/CMNE).

O evento contou com conferências, mesas temáticas e reuniões setoriais, e teve sua abertura solene conduzida pelo General de Exército Richard Fernandez Nunes, Comandante Militar do Nordeste. Coronel Lemos participou da mesa temática “Fronteiras Tecnológicas, Indústria e Inovação”, na qual ministrou a palestra “Panorama da Indústria de Defesa e Segurança no Brasil – Desafios e Perspectivas”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Outros participantes desta mesa incluíram a Prof. Dra. Eloisa Cabral (SISDIA/EB), que falou sobre “Universidade, Indústria e Defesa: do desafio à sinergia”; Coronel Franco Azevedo (Eceme), com a palestra “Inovação na indústria de defesa”; e o Prof. Dr. Antônio Lucena (Unicap), que abordou o tema “Para onde está indo a indústria global de defesa? Histórico, perspectivas, Brasil e o Nordeste”. Após as apresentações, os quatro palestrantes participaram de uma mesa redonda para discutir os temas apresentados.

article 2 7 scaled

O I Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação contou com o apoio institucional de diversas entidades, como Fecomercio-PE, Sesc, Senac, Fiepe e Eletrobras Chesf.