A Embaixada do Brasil na Suécia, em Estocolmo, realizou, no dia 24/03, a cerimônia alusiva ao Dia do Especialista e a Imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão. Na ocasião, após a leitura da Ordem do Dia, o auxiliar local da Adidância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica na Suécia, Ulisses Cruzeiro Filho, foi agraciado com a comenda pelos relevantes serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da solenidade a Embaixadora do Brasil na Suécia, Maria Luisa Escorel de Moraes, o Adido de Defesa na Suécia, Coronel Aviador Newton de Abreu Fonseca Filho, funcionários da Embaixada e familiares.

Após dar as boas-vindas e agradecer a presença de todos, o Coronel Newton relembrou os feitos dos Especialistas de Aeronáutica de ontem e de hoje, e a importância dos militares para a FAB e para o Brasil. “É essencial ressaltar a importância dos Especialistas de Aeronáutica. Hoje, aqui, tal data se reverte de um simbolismo ainda maior, uma vez que é a primeira vez desta celebração na Embaixada do Brasil na Suécia”, disse.

Na cerimônia, a Embaixadora do Brasil na Suécia comentou sobre a satisfação em comemorar a data e ratificou a qualidade dos serviços prestados pelo agraciado com a Medalha. “Preciso ainda destacar os serviços prestados pelos Especialistas da FAB juntos aos técnicos da SAAB durante o processo de aquisição dos caças F-39 Gripen, realçando sua importância para toda a Força Aérea”, concluiu.

Foto: Jucélia da Rocha Mesquita / Embaixada do Brasil na Suécia

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).