Realização do Cerimonial à Bandeira Nacional narrado, ao pôr do sol, na Agência Fluvial de Penedo, AL

No dia 21 de abril, a Agência Fluvial de Penedo, em Alagoas, teve o prazer de receber a visita do Clube de Desbravadores Órion, uma associação de Penedo. O Clube, fundado em 15 de janeiro de 2000, é composto por meninos e meninas entre 10 e 15 anos de idade. Sediado na Escola Municipal de Educação Básica Irmã Jolenta, em Penedo, os membros se reúnem semanalmente para desenvolver habilidades, aprimorar suas percepções e cultivar o apreço pela natureza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Aprendizado e descoberta através da Marinha do Brasil

20230421 1536141
Militar da Agência Fluvial de Penedo ministrando aulas de nós e voltas para integrantes do Clube Desbravadores Órion

Durante a visita, os jovens desbravadores tiveram a oportunidade de participar de diversas atividades educativas. Entre elas, receberam aulas sobre nós e voltas, uma habilidade essencial na navegação. Além disso, foram apresentadas palestras sobre as diferentes formas de ingressar na Marinha do Brasil, proporcionando aos jovens uma visão mais próxima desta importante instituição militar.

Exposição de equipamentos de salvatagem e inspeção naval

Um dos destaques da visita foi a exposição e apresentação de equipamentos de salvatagem, que são essenciais para a segurança e a salvaguarda da vida humana no mar. Os jovens também tiveram a chance de conhecer outros itens utilizados pelas Equipes de Inspeção Naval, ampliando ainda mais seu conhecimento sobre o trabalho realizado pela Marinha.

Cerimonial à Bandeira Nacional e os valores do civismo

Para encerrar a visita, todos os participantes se reuniram para um Cerimonial à Bandeira Nacional narrado, realizado ao pôr do sol. Este momento especial serviu para despertar os sentimentos de civismo e cidadania nos jovens, reforçando a importância do respeito e do amor à nação.

Esta visita do Clube de Desbravadores Órion à Agência Fluvial de Penedo demonstra a importância de envolver os jovens na compreensão e valorização das instituições militares, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).