Moradores de Angra dos Reis e Paraty, na Costa Verde Fluminense, que residem nas proximidades da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, poderão participar de uma pesquisa promovida pela Eletronuclear a partir da próxima segunda-feira (17). A iniciativa, que se estende até novembro deste ano, tem o objetivo de atualizar o perfil socioeconômico e os hábitos alimentares da população.
“A pesquisa é importante para atualizar o Estudo de Impacto Ambiental de Angra 3, que faz parte do licenciamento da usina e foi realizado há cerca de 20 anos. Isso é importante para saber se a realidade da região mudou nesse período e se é preciso fazer algum ajuste nas ações que são realizadas pela empresa”, explica o chefe da Assessoria de Licenciamento Nuclear e Ambiental da Eletronuclear, Paulo Gonçalves.
Para isso, a Eletronuclear vai contar com o trabalho de profissionais da Sociedade para o Desenvolvimento da Pesquisa Científica, a Science, que serão responsáveis pela realização da pesquisa em cada residência. Serão contemplados os moradores das áreas de influência direta de 5 e 15 km das usinas nucleares de Angra dos Reis. Na primeira etapa serão entrevistados os residentes de bairros como Parque Perequê, Parque Mambucaba, Praia das Goiabas, Praia Vermelha, Praia Brava, Piraquara, Porto Frade e Frade.
Vale ressaltar que os pesquisadores estarão devidamente identificados por crachá com foto, nome e identidade, e camiseta com a logomarca da Eletronuclear e da Science. Além disso, a população poderá ligar gratuitamente para o telefone 0800 025 0174 ou acessar o site https://science.org.br/contato para comprovar a identificação do entrevistador.
A Eletronuclear esclarece que todas as informações prestadas pela população são confidenciais e não serão utilizadas para qualquer outra finalidade.