blank
Navio-Patrulha Oceânico “Apa” fundeado nas proximidades da Ilha da Trindade

Google News

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou, no período de 4 a 11 de março, a segunda expedição deste ano para apoio logístico à Ilha da Trindade.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A comissão teve como propósito reabastecer a ilha de gêneros e suprimentos necessários para a permanência dos seus tripulantes e realizar o transporte regular de militares e pesquisadores civis, responsáveis por pesquisar o ecossistema da ilha, em proveito de estudos coordenados por diversas universidades no País.

O Programa de Pesquisa Científica na Ilha da Trindade (PROTRINDADE), coordenado pela Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), é destinado a gerenciar o desenvolvimento de pesquisas científicas na ilha e, assim, possibilitar a obtenção, a sistematização e a divulgação de conhecimentos científicos sobre a área.

A ocupação permanente da região pelos militares da Marinha do Brasil garante a manutenção da soberania nacional naquele território e permite acrescentar uma importante faixa de área marítima à nossa Amazônia Azul, garantindo o direito do Brasil à respectiva Zona Econômica Exclusiva (ZEE).