O último ano foi sem dúvida um divisor de águas para a Eletronuclear, como aponta seu recém-publicado Relatório Anual 2022. O documento destaca uma série de eventos significativos, incluindo a construção civil de Angra 3, a mudança societária da empresa, a conclusão da Unidade de Armazenamento Complementar a Seco de Combustível Irradiado (UAS), e a progressão do projeto de extensão da vida útil de Angra 1. “Após um longo processo, que culminou com a capitalização da Eletrobras, nossa empresa agora tem um novo controlador, um novo nome e uma nova marca”, ressalta o presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court, sobre a nova holding ENBPar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preservação ambiental e envolvimento com a comunidade local

O relatório também destaca a atuação social da Eletronuclear junto às populações do entorno da central nuclear de Angra dos Reis. Um dos pontos altos dessa atuação foi a retomada dos canais de diálogo com as comunidades tradicionais na Costa Verde Fluminense, como indígenas e quilombolas. Ademais, o documento realça os esforços de preservação ambiental, como a atuação do Laboratório de Monitoração Ambiental (LMA), responsável por medir o nível de radiação ambiental no entorno das usinas desde 1978.

Desempenho operacional e financeiro

Em termos operacionais, 2022 provou ser um ano de sucessos para a Eletronuclear. Angra 1 e 2 geraram juntas 14,6 milhões de megawatts-hora (MWh), energia suficiente para manter acesa toda a iluminação pública do país no mesmo período. No que diz respeito à saúde financeira da empresa, o relatório destaca um Ebitda positivo de R$ 1,58 bilhões – um indicador significativo da robustez financeira da Eletronuclear.

O caminho adiante: expectativas para Angra 3 e além

A retomada das obras de Angra 3, após quase sete anos de paralisação, marcou 2022 como um ano de progresso significativo. “Em 2023, tenho certeza de que, mesmo com todas as dificuldades, conseguiremos concluir a modelagem da usina e lançar o edital que nos permitirá cumprir nossa meta de entregar ao sistema elétrico nacional mais 1.405 MW de energia firme e limpa”, afirmou o presidente. Este relatório de 110 páginas, com linguagem clara e layout moderno, está disponível para todos no site da Eletronuclear.

O Relatório Anual 2022 pode ser conferido no site da Eletronuclear, na aba Governança, ou pelo link: