A 5ª Região Militar (5ª RM), Região Heróis da Lapa, que abrange os estados do Paraná e de Santa Catarina, comemora nesta sexta-feira, 2 de julho, 130 anos de sua criação. Ao longo da semana, foram realizadas várias atividades alusivas à data, como a solenidade para entrega de Diplomas de Amigos da Região Heróis da Lapa, lançamentos da revista e do vídeo institucional dos 130 anos, além de competições esportivas e cultos religiosos.

No dia 28, ocorreu a solenidade para a entrega dos diplomas às personalidades que praticaram ação destacada ou serviço relevante em prol da 5ª RM, ocasião em que, também, foi apresentado o novo vídeo institucional e lançada a revista comemorativa aos 130 anos.

Os eventos esportivos alusivos à data foram realizados no dia 29. Ocorreram competições de cabo de guerra e corrida de revezamento com fuzil, que movimentaram o Forte do Pinheirinho. Foram 7 equipes no cabo de guerra e 10 equipes na corrida, divididas entre as organizações militares diretamente subordinadas e vinculadas.

Para fechar a semana, foram organizados cultos religiosos separadamente para católicos, espíritas e evangélicos.

Fonte: 5ª RM
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui