A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada em Guaratinguetá (SP), retomou, na segunda quinzena de maio, as atividades presenciais do Programa Segundo Tempo e Forças no Esporte (PROFESP), programa desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania, da Educação e da Mulher, Família e Direitos Humanos. O objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, formando cidadãos e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No total, 500 crianças de 11 Escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaratinguetá (SP) são beneficiadas pelo Programa, com atividades que ocorrem de segunda a quinta-feira, com práticas esportivas educacionais, bem como aprendizado com instrumentos musicais, realizado na Banda de Música da EEAR.

i2251916354602194O PROFESP também proporciona aos jovens outras atividades de cunho educativo, na área de preservação ambiental e cuidados com a saúde e higiene.

A Coordenadora do PROFESP da EEAR, Tenente-Coronel Pedagoga Ana Márcia Leal, destacou a satisfação em retomar as atividades presenciais do projeto. “As expectativas são de um ano bastante produtivo ao retomar as atividades presenciais. Depois de dois anos de enfrentamento da pandemia mundial, percebemos a ansiedade e curiosidade das crianças em poder conviver novamente em grupo, no ambiente harmônico da Escola de Especialistas, além da vontade de participar das atividades”, ressaltou.

PROFESP

i2251916353909785O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, de seis a 18 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. O programa tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Fotos: Soldado Eliabe / EEAR

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).