Por Rizia Rocha

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na segunda-feira (13), ocorreu a Cerimônia de Assinatura do Protocolo de Intenções entre o Ministério da Defesa (MD), a Associação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (APTSJC) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (FINATEC/UnB).

O Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI), General de Divisão Luiz Antônio Duizit Brito, fez a abertura do evento. Ele enfatizou a importância da assinatura desses protocolos para a inovação. “Foi dado mais um passo na execução do plano estratégico, com ênfase na tríplice hélice (conceito dado quando empresa, academia e governo contribuem para a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico do país) no fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e o atingimento da independência tecnológica”, pontuou o General Duizit Brito.

Igor Soares-9.jpg

Para o Diretor-Geral da APTSJC, Marcelo Nunes da Silva, os protocolos fortalecem o compromisso com o Estado brasileiro. “A grande importância foi enaltecida por todas as empresas, sejam “startups” ou empresas ligadas ao setor de defesa, no sentido de conectar as demandas tecnológicas estratégicas do País e também de negócios gerados”, disse Marcelo Nunes.

Igor Soares-39.jpg

O Diretor-presidente da FINATEC/UnB, Augusto César de Mendonça Brasil, destacou que a missão da Fundação que ele representa é disseminar o conhecimento para a sociedade, por meio da articulação de projetos acadêmicos. “Com a assinatura do Protocolo de Intenções, podemos visualizar uma aplicação direta na sociedade, não só na sociedade civil, mas na área da defesa, das instituições, na academia e principalmente nas startups”, explicou Augusto César.

Igor Soares-63.jpg

Finalizando o evento, o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa (SEPROD), Marcos Rosas Degaut Pontes, ressaltou que as assinaturas dos protocolos se tornam oportunas, pois assim concluem redes de conexões que ajudam a gerar ecossistemas adequados ao desenvolvimento de negócios, produtos e autonomia tecnológica. “Serviços que vão nos conceder um grau cada vez maior de autonomia tecnológica. Que vão nos permitir gradativamente diminuir a dependência que ainda temos de produtos estrangeiros”, enfatizou Marcos Degaut.

Igor Soares-72.jpg

Prestigiaram, ainda, a solenidade, o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antônio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino e Desporto, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; demais autoridades militares e civis.

Foto: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).