O Ministério da Defesa, por meio da Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG), promove, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o VI Workshop de Geoinformação de Defesa. O evento, que ocorrerá de forma presencial para o público interno da Pasta, com participação de convidados externos, via teams, apenas no primeiro dia, a partir das 14h. O objetivo da atividade é contribuir para o desenvolvimento do projeto estratégico Sistema de Geoinformação de Defesa, o SisGEODEF.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Destaque_inter_VI Workshop_Geoinformação.png

A Geoinformação de Defesa (GEODEF) trata de referências geográficas, resultado do processamento de dados espaciais. O projeto estratégico promove a gestão efetiva da geoinformação, para assegurar o acesso às informações e contribuir com o planejamento e o controle de operações conjuntas entre o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. (Gostaria de informações para inserir nesse parágrafo e explicar de forma mais clara o que é a geoinformação de Defesa).

Entre os temas que serão abordados no workshop estão o status do geoportal do SisGEODEF; doutrina de GEODEF; meteorologia e oceanografia; e Comandos Operacionais das Forças;

Contato para mais informações: Cel Soraya, pelo telefone 3312-8536 ou via e-mail [email protected].

Por Isabela Nóbrega

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).