A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, completa 70 anos no próximo dia 14 de maio. Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil – e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações – em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado “No solo”, o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Na segunda parte, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

Inscreva-se no canal da FAB no YouTube e acione as notificações clicando no “sininho” para ser avisado dos próximos vídeos.

YouTube video

 

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).