Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) marcaram presença na ICAO Security Week 2023, realizada em Montreal, Canadá, de 23 a 27 de outubro. Neste evento internacional, foram discutidos temas vitais para a segurança da aviação civil, incluindo a prevenção de interferências ilícitas e a segurança cibernética.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Colaboração Global em Segurança

A ICAO Security Week reuniu representantes de países, empresas de tecnologia e segurança da aviação, administradores de aeroportos e agências internacionais de navegação aérea. Esse encontro global permitiu a discussão de temas cruciais, promovendo a colaboração entre nações e organizações.

Pautas Importantes Abordadas

Durante a semana, foram abordados tópicos de grande relevância, como a proteção de infraestruturas críticas, segurança cibernética, uso de inteligência artificial, gestão de riscos com base em informações de fonte aberta, segurança da cadeia de abastecimento de carga aérea e mitigação de ameaças de drones. Além disso, foram discutidos temas como a navegação aérea em zonas de conflito e o desempenho humano.

Liderança Brasileira em Segurança

2 Delegacao Brasil 750x500 1

O Brasil se destacou em diversos desses tópicos, mostrando avanços significativos. O Centro de Operações de Segurança da Informação do DECEA, localizado no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro, foi destacado como um modelo de negócio que pode servir de exemplo para outros países.

Compromisso com a Segurança da Aviação

A ICAO Security Week 2023 representou uma oportunidade valiosa para o Brasil, seus estados-membros e a indústria de segurança da aviação colaborarem em prol da segurança. A participação do DECEA e da ANAC nesse evento global demonstra o compromisso do país em manter a aviação civil segura e protegida.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).