No dia 12 de abril de 2022, em cerimônia realizada na escola pública intermediária do município de Al-Taybeh (sul do Líbano), os militares do XV Contingente Brasileiro da Força Interina das Nações Unidas no Líbano – UNIFIL –, realizaram a entrega de materiais esportivos para crianças libanesas, com o intuito de fomentar a prática de esportes no âmbito escolar, estimular a aprendizagem e o espírito de equipe, agindo assim como vetor de transformação social e cultural dos futuros cidadãos libaneses.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A doação foi presidida pelo prefeito e acompanhada por diversas autoridades locais libanesas, civis e militares daquela municipalidade, bem como pelo diretor do colégio beneficiado e pelos militares do Contingente do Exército Brasileiro no Setor Leste da UNIFIL. A solenidade contou também com a presença dos militares brasileiros do contingente e da equipe de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) da Brigada Espanhola, da qual a tropa do Brasil faz parte na missão de paz.

As atividades se deram inicialmente com as palavras de boas-vindas das autoridades locais e de agradecimento do diretor do colégio.  Após a assinatura do termo de doação dos kits esportivos e a foto coletiva, foi realizada uma partida de futebol com os “boinas azuis” brasileiros, oportunidade em que os estudantes se integraram e estreitaram laços de amizade com os nossos militares, que mostraram a importância da mão amiga do Exército Brasileiro.

A doação do material esportivo (tênis, coletes de treinamento, bolas e luvas de goleiro) para os estudantes daquele colégio público foi iniciativa do XV Contingente do Exército Brasileiro, com o apoio voluntário de militares da Marinha do Brasil que também se encontram desdobrados e atuando no Líbano e do Adido de Defesa, Naval, Militar e Aeronáutico do Brasil em Beirute, Capitão de Mar e Guerra Marcelo Morgado Pedrosa, grande incentivador do projeto brasileiro.

O evento marcou também a abertura das atividades do XV Contingente do Exército Brasileiro na missão de paz no Líbano alusivas às comemorações da Semana do Exército que foram realizadas na Base Militar Miguel de Cervantes, na cidade libanesa de Marjayoun. O atual contingente brasileiro é constituído por quatro oficiais e três subtenentes do Exército, que exercem atividades nas diversas seções de estado-maior da brigada espanhola, responsável pela área de operações no sul do Líbano, próxima à fronteira com Israel e Síria. Encontram-se desdobrados desde novembro de 2021 e permanecerão até maio deste ano, quando serão substituídos pelo XVI Contingente, que já se encontra em fase de preparação na Espanha.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército no Reino da Espanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).