Fortaleza (CE) – No dia 7 de dezembro, o 10º Depósito de Suprimento (10º D Sup), Depósito Forte São Sebastião, realizou a cerimônia de recebimento e apresentação do seu Estandarte Histórico. A solenidade foi presidida pelo Comandante da 10ª Região Militar (10ª RM), General de Divisão André Luiz Ribeiro Campos Allão e contou com a presença do General de Divisão R1 Julio Lima Verde Campos de Oliveira, Assessor de Assuntos Históricos da 10ª RM, dos comandantes das organizações militares da Guarnição de Fortaleza, representantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, antigos integrantes do 10º D Sup, além de oficiais e praças da “Fortaleza Logística”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a formatura, o Comandante do Depósito Forte São Sebastião realizou uma alocução abordando a representação do Estandarte, bem como o motivo histórico de sua concessão, oficializada por meio da Portaria nº 215/DECEx, de 9 de agosto de 2022, do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, fundamentado em parecer do Diretor de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.

A formatura também marcou o recebimento de um canhão do século XVII, oriundo do Histórico Forte São Sebastião. A peça de artilharia, de origem inglesa, feita em ferro fundido, fez parte do arsenal do Forte, construído em 1612 por Martim Soares Moreno. Anos mais tarde, foi levado pelos holandeses para o Forte Schoonemborch, hoje Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, sede da 10ª Região Militar. O canhão repousará em posição de destaque no Depósito Forte São Sebastião, junto à Bandeira Nacional, como eterno sentinela das tradições e dos valores do Exército Brasileiro.

Fonte: 10º Depósito de Suprimento

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).