Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A 6ª edição da Expedição Científica do Baixo São Francisco, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), começou em Piranhas (AL), abrangendo uma série de atividades científicas, sociais e educacionais. A expedição percorre 240 quilômetros e inclui ações de reflorestamento, visitas a escolas públicas, feiras de ciências e coleta de amostras da água do rio para análise de contaminação.
Participação de Pesquisadores e Foco na Saúde
Cerca de 90 pesquisadores estão envolvidos na coleta de amostras, enquanto a saúde das comunidades ribeirinhas também é uma prioridade, com atendimento médico e odontológico oferecido nos oito municípios participantes, focando na população indígena e quilombola.
Itinerário da Expedição
A expedição, que vai até 30 de novembro, passa pelos municípios alagoanos de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, São Brás, Igreja Nova, Penedo e Piaçabuçu, e pela cidade sergipana de Propriá.
Contribuições do MCTI
A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), organizadora do projeto, recebeu do MCTI oito kits de computador e data show para escolas ribeirinhas, além de três escolas que receberam ar-condicionado. Sônia da Costa, diretora de Tecnologia Social, Economia Solidária e Tecnologia Assistiva do MCTI, destacou o envolvimento contínuo do ministério nas atividades da expedição ao longo dos últimos três anos.
Parcerias e Apoio
A expedição conta com o apoio do Ministério da Pesca, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, demonstrando uma colaboração interinstitucional para o sucesso do evento.
Impacto Significativo da Expedição
A VI Expedição Científica do Baixo São Francisco representa um esforço significativo para entender e melhorar as condições socioambientais das comunidades ribeirinhas, proporcionando ao mesmo tempo um ambiente enriquecedor para pesquisa e educação.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395