blank
Militares da Marinha e FAB durante a condução dos exercícios

Google News

Entre os dias 17 de abril e 7 de maio, ocorreu o Exercício Técnico “SAR-SAREX III / CARRANCA”, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Florianópolis (SC). O evento teve a participação de integrantes do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Comando do 5° Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Santa Catarina, abrangendo desde o Órgão Central de Busca e Salvamento Marítimo aos Subcentros de Coordenação, que atuam no nível regional da área de execução do treinamento em Florianópolis.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O exercício teve como propósito o aprimoramento de técnicas e procedimentos empregados nas diversas situações em que as duas Forças são demandadas, em esforço conjunto, nas suas respectivas áreas de atuação SAR (Busca e Salvamento). No decorrer das atividades, foram conduzidos os testes com o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão de Busca e Salvamento (SPAD-SAR). Adicionalmente, foram utilizados os dados de tráfego de embarcações fornecidos pelo Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) a fim de aprimorar a utilização dos sensores das aeronaves durante a realização das buscas.

blank
Simulação de resgate de homem ao mar

A interação reforça a importância da interoperabilidade entre as duas Forças, em situações que demandem o esforço sinérgico em prol de operações SAR, como relevante serviço para prestado à sociedade.