Militares da Marinha e FAB durante a condução dos exercícios

Entre os dias 17 de abril e 7 de maio, ocorreu o Exercício Técnico “SAR-SAREX III / CARRANCA”, realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na Base Aérea de Florianópolis (SC). O evento teve a participação de integrantes do Comando de Operações Marítimas e Proteção da Amazônia Azul (COMPAAz), do Comando do 5° Distrito Naval e da Capitania dos Portos de Santa Catarina, abrangendo desde o Órgão Central de Busca e Salvamento Marítimo aos Subcentros de Coordenação, que atuam no nível regional da área de execução do treinamento em Florianópolis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício teve como propósito o aprimoramento de técnicas e procedimentos empregados nas diversas situações em que as duas Forças são demandadas, em esforço conjunto, nas suas respectivas áreas de atuação SAR (Busca e Salvamento). No decorrer das atividades, foram conduzidos os testes com o Sistema de Planejamento e Apoio à Decisão de Busca e Salvamento (SPAD-SAR). Adicionalmente, foram utilizados os dados de tráfego de embarcações fornecidos pelo Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) a fim de aprimorar a utilização dos sensores das aeronaves durante a realização das buscas.

dws4ed5r7f68t7ikujhytgvfds
Simulação de resgate de homem ao mar

A interação reforça a importância da interoperabilidade entre as duas Forças, em situações que demandem o esforço sinérgico em prol de operações SAR, como relevante serviço para prestado à sociedade.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).