O Comando Militar da Amazônia (CMA) forneceu apoio logístico e segurança à Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sua visita à aldeia Paraná, no extremo sul do Vale do Javari, Amazonas. A ministra viajou de Tabatinga-AM para Cruzeiro do Sul-AC, onde os helicópteros do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) foram reabastecidos. A segurança da magistrada foi provida pelo 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A presença do Exército Brasileiro na Amazônia possibilita sua atuação em áreas estratégicas e garante a prontidão das tropas do CMA na Amazônia Ocidental. A capacidade de coordenação foi fundamental para o sucesso da missão, envolvendo recursos do Centro de Coordenação de Operações do CMA (Manaus-AM), do Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva (Tabatinga-AM), do 61º BIS (Cruzeiro do Sul-AC) e do 4º BAvEx (Manaus- AM).

Durante a visita, a Ministra Rosa Weber teve a oportunidade de vivenciar os desafios logísticos enfrentados pelos militares na selva amazônica e elogiou o Exército Brasileiro pela logística cuidadosa e competente. A aldeia Paraná, com cerca de 170 habitantes, cinco etnias indígenas e 38 famílias, recebeu a tropa do CMA durante o reconhecimento e pernoite, reforçando a presença do Estado na região e destacando a importância da cooperação das comunidades locais.

Z

Z

Z

2Q==

9k=

9k=

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).