No coração de Salvador, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), fez-se presente na “Feira Barco Show Bahia 2024”, evento que consolida a região como um polo estratégico para o setor náutico nas regiões Norte e Nordeste do país. O evento, que ocorreu de 7 a 10 de março, não apenas reuniu os principais atores da comunidade náutica, mas também sublinhou a importância da Marinha no desenvolvimento da consciência marítima e na promoção do desenvolvimento sustentável relacionado ao mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marinha: Um Estandarte de Inovação e Segurança

O estande da Marinha foi um dos destaques do evento, oferecendo aos visitantes uma imersão nas atividades da Capitania dos Portos da Bahia e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste. As ações educativas sobre as formas de ingresso na Força e as normas da Autoridade Marítima, além da divulgação do aplicativo NAVSEG, reforçam o compromisso da MB com a segurança e a conscientização marítima.

Um Evento de Conexões e Oportunidades

A abertura da feira contou com a presença do Comandante do 2ºDN, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, além de autoridades do âmbito estadual e municipal, refletindo a sinergia entre os setores público e privado em prol do crescimento econômico e da valorização do patrimônio marítimo. A interação entre mais de 40 expositores e a vasta gama de visitantes evidencia o potencial do evento em ser um catalisador para novas oportunidades de negócios e para o estímulo ao turismo náutico na região.

Impacto Econômico e Cultural

A realização do “Barco Show Bahia 2024” não apenas destaca a relevância econômica do setor náutico, mas também promove uma maior integração entre as comunidades costeiras e o universo marítimo. Este evento serve como um lembrete da importância estratégica do mar para o Brasil, impulsionando a economia azul e incentivando a preservação ambiental.

O Mar Como Horizonte de Oportunidades

A participação ativa da Marinha do Brasil no “Barco Show Bahia 2024” reitera seu papel fundamental na segurança, na educação e no desenvolvimento marítimo do país. Além de reforçar a importância da mentalidade marítima, o evento abre horizontes para o avanço da economia azul, demonstrando que o mar é não apenas fonte de recursos, mas também de inovação, cultura e progresso.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).