O Comandante do 1º Distrito Naval doou livros de sua coleção pessoal

No dia 20 de março, o Comando do 1º Distrito Naval doou uma coleção de sessenta livros ao Presídio da Marinha (PM). Os exemplares passam a fazer parte do acervo da organização militar, que possui cerca de 1500 livros, e serão utilizados pelo Programa de Remição da pena por meio da leitura.

A remição da pena pelo estudo foi instituída pela Lei 12.433 de 2011 e permite que a pena seja reduzida em um dia para cada 12 horas de estudo em atividades educacionais. Outra forma de redução penal é por meio da literatura, modalidade mais aplicada no PM.

O Programa tem a adesão de 64% dos encarcerados, que são orientados a produzir uma resenha por livro lido. O material produzido é avaliado por uma comissão de educadores da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento pessoal dos militares reclusos e, consequentemente, promover a transformação do ser humano por meio da leitura, estudo e cultura, favorecendo sua ressocialização e reinserção social.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).