No dia 03 de julho, militares da Capitania dos Portos do Ceará e da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará uniram-se em uma celebração muito especial: a Páscoa dos Militares. O evento aconteceu em vários locais icônicos de Fortaleza, como a Catedral Metropolitana, a Igreja Presbiteriana e o Auditório da 10ª Região Militar. Essa comemoração integra o calendário oficial das Forças Armadas e ocorre fora do período tradicional da Páscoa, devido à indisponibilidade de muitos militares durante essa época por conta de missões ou escalas de serviço.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Universalidade da Celebração

Pascoa dos Militares FOTO 01

A Páscoa dos Militares possui um caráter singular: busca congregar a todos, independentemente de convicções religiosas. Não se trata apenas de uma celebração cristã, mas de um momento de união, reflexão e respeito à diversidade de crenças e valores entre os militares. É uma demonstração da força da coesão entre os membros das Forças Armadas, mesmo em meio à diversidade de pensamentos e crenças.

A Força Unida

A celebração da Páscoa dos Militares, entretanto, não se limitou aos marinheiros e à Capitania dos Portos. O evento também contou com a participação de militares do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, além de membros da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Militar do Estado do Ceará e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Esse encontro interforças demonstra a solidariedade e a unidade de propósitos entre essas entidades de segurança, algo vital para a manutenção da ordem e da segurança da população.

Um Símbolo de Resiliência e Fé

A Páscoa dos Militares é um evento que vai além de uma simples celebração religiosa. É um símbolo de resiliência, de comunhão e de fé no meio militar. Uma ocasião que evidencia a força da unidade em meio à diversidade, a tenacidade da fé no contexto das adversidades e a força da resiliência em meio aos desafios. Como um evento oficial das Forças Armadas, a Páscoa dos Militares promete continuar sendo uma tradição valiosa nos próximos anos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).