Nesta segunda-feira (22/05), o Comando de Preparo (COMPREP) da Força Aérea Brasileira (FAB) celebrou 54 anos desde a sua fundação. A cerimônia militar ocorreu no Pátio de Formaturas da Base Aérea de Brasília (BABR). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e contou com a presença de diversos Ex-Comandantes e Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, além de outras autoridades militares e civis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As contribuições do COMPREP

No decorrer dos anos, o COMPREP tem se destacado por sua bravura e aptidão, desempenhando um papel crucial para a Força Aérea Brasileira. “Criada em 1969, nossa Organização Militar foi responsável por garantir, durante décadas, a prontidão e a eficácia operacional da FAB, demonstrando coragem e competência em todas as missões realizadas”, pontuou o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida.

Transformações e crescimento

O Comandante de Preparo também destacou as transformações pelas quais a organização passou para se desenvolver e se aprimorar. “Após passar por constantes evoluções, incluindo algumas mudanças de sede, percebeu-se a necessidade de segregar o Preparo e o Emprego, potencializando nossa eficiência. Assim, com bases sólidas estabelecidas pelo ávido COMGAR e suas Forças Aéreas, o COMPREP foi, aos poucos, se aperfeiçoando para chegar ao nível de excelência que se encontra atualmente, plenamente capaz de cumprir sua missão”, concluiu.

Desfile aéreo e condecorações

16

A cerimônia contou ainda com um desfile aéreo, com as aeronaves KC-390 Millennium e F5-M, que são exemplos do poderio militar da Organização. Além disso, foram entregues Medalhas Militares de Bronze, Prata e Ouro a militares com mais de 10, 20 ou 30 anos de serviço, respectivamente, em reconhecimento aos bons serviços prestados à FAB. Prêmios também foram concedidos ao Graduado e Praça Padrão 2023, homenageando militares que se destacaram na Organização pelo profissionalismo, comprometimento com a Instituição e notável espírito de trabalho em equipe.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).