Luana foi a grande vencedora nacional, nível ensino fundamental, da OCB-2019 e pôde experimentar a vida de um marinheiro

No dia 8 de setembro, a estudante Luana Cristine Martins Fortes embarcou para uma velejada na região marítima da cidade do Rio de Janeiro, a bordo do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, como parte da premiação por sua vitória nacional no concurso de redação Operação “Cisne Branco” (OCB–2019), promovido pela Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A aluna do Colégio Santa Catarina de Sena, da cidade de Belém (PA), foi acompanhada por sua mãe, Luciana Celly Mota Martins, e por militares do Centro de Comunicação Social da Marinha. Luana se destacou com a melhor redação do ensino fundamental do Brasil e, como reconhecimento, pôde acompanhar a navegação e as manobras do “Cisne Branco”, navio responsável por estimular a mentalidade marítima e preservar as tradições navais.

wrste4d5rtfvygbiu
A estudante, acompanhada por sua mãe, recebe troféu, diploma e
os cumprimentos do Comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco”

Durante o passeio, Luana recebeu troféu e diploma de vencedora nacional da OCB-2019, além dos cumprimentos do Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário. “O que mais me impressionou foi a experiência com a própria velejada, sentir o balanço da navegação, pois eu nunca tinha estado em um navio desse porte, com essas velas”, destacou a estudante.

awrw4e5r7f6t7yu8io
A experiência de navegar em um navio tão imponente
foi o que mais impressionou Luana

Operação “Cisne Branco”

A Operação, desenvolvida anualmente pela Marinha, desde 1976, busca despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse por assuntos ligados à Força e às tradições navais, contribuindo para o desenvolvimento de uma mentalidade marítima em nosso País. Esta iniciativa da Marinha consiste em um concurso de redação promovido em nível nacional, para alunos do ensino fundamental e médio das redes pública e privada.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).