Rio de Janeiro (RJ) – No dia 9 de agosto, o General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, inspecionou o Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e sua Força de Prontidão (FORPRON), a Força-Tarefa De Guerra.

Acompanhado do General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, Comandante da 1ª Divisão de Exército, o General foi recepcionado pela escolta do 15° Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) e pela guarda de honra do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), evidenciando o poder de choque e a proteção blindada da 9ª De Guerra.

Em seguida, foi realizada a apresentação dos oficiais, a palestra do Comandante da 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiza da Cunha Rabelo, e a formatura da tropa. A Brigada apresentou ao Comandante Militar do Leste as suas capacidades para o cumprimento de suas missões.

A visita ao espaço cultural rememorou as relevantes efemérides de cada Unidade da Brigada, bem como o valor histórico das instalações do Quartel General, que abrigara a Escola Militar de Realengo.

Fazendo homenagem ao Patrono da Infantaria, o Comandante Militar do Leste realizou o plantio de uma muda de Tamboril, árvore que remonta à terra natal do Brigadeiro Sampaio.

Finalizando a jornada, General Novaes pôde verificar o aprestamento da Força de Prontidão da Brigada, um grupamento com mais de 1.100 homens, que está finalizando o ciclo de preparação e certificação. Essa Força é integrada por tropa de alto poder de combate, prontamente habilitada para o cumprimento das missões constitucionais.

Fonte: 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui