No dia 29 de setembro, a Comandante do Hospital Militar de Área de Recife (HMAR), Coronel Maria Sandra Andrade, recebeu o Prêmio Anna Nery no 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCEnf). O Prêmio Anna Nery é a maior láurea concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a profissionais de enfermagem brasileiros que se destacaram por seu exercício profissional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desde sua criação, em 2012, o prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar esses profissionais que contribuem com suas práticas para uma enfermagem cada vez mais qualitativa. A indicação da Coronel Maria Sandra Andrade ao Prêmio Anna Nery se deve ao trabalho de excelência e referência desenvolvido pela profissional na direção do Hospital Militar de Área de Recife (HMAR).

article 8 1

Além do prêmio, a Coronel Sandra foi convidada a participar do 23º CBCEnf por meio da apresentação de um vídeo com o tema “Desafios e Conquistas da Direção do Hospital Militar de Área no contexto da Covid-19: Visão de Enfermeiros”. A militar também participou da Sessão de Debates Científicos “A interface da Enfermagem Militar no Brasil: seu perfil e protagonismo nos tempos de pandemia”, em que apresentou um estudo de caso sobre o HMAR.

A Coronel Sandra destacou os desafios e as conquistas realizadas à frente do hospital. “Ainda precisamos estar atentos às normas de biossegurança e às necessidades em saúde dos nossos usuários. Mas enquanto desafiados, também tivemos muitas conquistas. Os maiores desafios foram no início da pandemia, quando estávamos lutando contra algo ainda pouco conhecido”. A Coronel também ressaltou o trabalho de toda a equipe do hospital e dos enfermeiros.
“É oportuno destacar o esforço de todos os integrantes do HMAR, profissionais de saúde e equipe administrativa, pois nenhuma vitória é alcançada sozinho. Mas neste momento, peço a compreensão de vocês para me dirigir, de forma especial, à equipe de enfermagem, uma das poucas categorias que permanecem 24 horas e sete dias por semana ao lado dos nossos usuários”.

Fonte: Hospital Militar de Área de Recife
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).