VP Executivo do Grupo de Aviação da IAI, Yossi Melamed

A Israel Aerospace Industries (IAI) iniciou a fase de modificação estrutural na conversão do primeiro Boeing 777-300ERSF, em parceria com a GE Capital Aviation Services (GECAS). O início da conversão marca o fim do processo de desenvolvimento e o início da fase de modificação estrutural e de sistemas.

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O processo de conversão levará aproximadamente 130 dias, ao final dos quais o avião de passageiros será transformado em avião de carga.

IAI 130821 Modificação estrutural inicial no B777 300ERSF
Modificação estrutural inicial no B777-300ERSF

O processo de desenvolvimento é complicado e destaca a vasta experiência dos engenheiros do IAI em aviação, com o objetivo idealizado de criar uma aeronave de conversão de carga que terá a alta qualidade e recursos para fornecer aos clientes a solução ideal.

A conversão de passageiro em cargueiro inclui a mudança da estrutura, que envolve a instalação de uma nova porta de carga, substituição e reforço do piso da aeronave, instalação de reforços perto da abertura de carga e modificação dos sistemas elétricos para permitir uma operação segura e conveniente. Além disso, o processo incluirá o recebimento da certificação para a aeronave convertida pela Autoridade de Aviação Civil de Israel (CAAI), Administração Federal de Aviação (FAA), entre outras.

O VP Executivo do Grupo de Aviação da IAI Yossi Melamed disse: “Dois anos atrás, demos nossos primeiros passos na corajosa jornada do acordo de cooperação para converter a aeronave B777-300ERSF. Ao longo dos últimos dois anos, investimos milhares de horas aliadas a esforços de engenharia e logística, para chegarmos a este momento de acordo com o calendário original. Hoje, estamos iniciando a fase de modificação estrutural da conversão. A demanda para converter a aeronave B777 é alta e espero que as vagas abertas para conversões sejam preenchidas rapidamente. Como o IAI não tem ampla concorrência no campo de conversões de passageiros para carga, esperamos receber mais de 50 aeronaves que passarão por conversão. Gostaria de agradecer à GECAS por acreditar nas habilidades e visão do IAI, e aos nossos fornecedores pelo apoio e assistência durante este processo. ”

Nos últimos anos, houve um aumento da demanda por jatos de carga devido ao aumento do comércio eletrônico, que atingiu seu pico durante a pandemia COVID-19, especificamente para o modelo B767. A partir de hoje, todos os slots para conversão do B767 estão preenchidos até 2022. IAI é o principal centro de conversão de jatos de carga, e entre seus clientes estão líderes de mercado, incluindo Amazon, DHL, UPS e outros.

O Vice-Presidente Sênior e Gerente da GECAS Cargo Rich Greener disse: “Este marco representa a visão e dedicação da GECAS ao mercado de carga aérea. Este é um programa muito bem pensado e confiável que combina a experiência da GECAS e da IAI no desenvolvimento de um cargueiro muito eficiente para atender às necessidades atuais e futuras necessidades de carga aérea. “

O Grupo de Aviação da IAI, sede da aviação em Israel, reúne todas as atividades de aeronaves pilotadas por humanos: manutenção (MRO), jatos executivos, conversão de jatos de passageiros em configuração de carga, hangares e matrizes de aviação, atualização de aeronaves e muito mais. Com conhecimento e experiência acumulada na aviação de quase 70 anos de existência, excelente capital humano e tecnologias inovadoras, o grupo está alinhado com as empresas de aviação líderes mundiais.

Fonte: IAI