O Comando Militar do Leste (CML) realizou, no período de 22 a 26 de novembro, o Estágio de Área Operações de Informação (Op Info) 2021. O estágio integrou diversas organizações militares brasileiras, visando difundir a importância dessas operações nos conflitos modernos e no emprego da tropa em condições de normalidade institucional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Subchefe do Estado-Maior do CML, Coronel Rego Barros, deu as boas-vindas aos militares reforçando os fundamentos da comunicação estratégica do Exército Brasileiro e das Operações de Informação nos níveis operacional e tático. Foram ministradas palestras com representantes do Comando de Operações Terrestre (COTER), do Centro de Estudos de Pessoal (CEP), do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica (CComGEx), do Centro de Coordenação de Operações(C COp) e da seção de Comunicação Social (Seç Com Soc) do CML.

As palestras ministradas tiveram por objetivo a difusão dos fundamentos doutrinários das Op Info no âmbito do CML e a identificação das estruturas de Op Info previstas no Exército e no Comando de Militar de Área, identificando o papel dos Grandes Comandos e Grandes Unidades, na conquista dos objetivos informacionais definidos no nível operacional e executados pelo escalão tático.

 

Fonte: CML

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).