Comandante da Marinha e representantes do setor de CT&I na DGDNTM

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado por membros do Almirantado, visitou, em 11 de março, o Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV), sendo recepcionado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Diretor do CASNAV, Capitão de Mar e Guerra Carlos Rodrigo Cerveira, proferiu uma apresentação sobre as soluções de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) desenvolvidas e em fase de desenvolvimento pela Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação e apresentou as instalações da Organização Militar (OM). A comitiva conheceu “in loco” os diversos protótipos de simulação em realidade virtual e aumentada e os seguintes projetos: AOS-BR (Avaliação Operacional do Submarino Classe Riachuelo), SIPLOM (Sistema de Planejamento Operacional Militar), InterC2 (Interoperabilidade de Comando e Controle), SISTRAM V (Sistemas de Informações sobre o Tráfego Marítimo – Versão 5), Apolo (Sistema Gerencial de Logística do Ministério da Defesa) e SIGSAUDE (Sistemas de Informações Gerenciais da Saúde).

rtjhtbwversuymnbvtert
Diretor do CASNAV apresenta ao Comandante da Marinha e
aos membros do Almirantado os projetos de CTI desenvolvidos

Consciente da necessidade de evolução tecnológica, o CASNAV estruturou-se com profissionais especialistas em Análises de Sistemas, Modelagem Matemática, artistas gráficos e programadores, sendo uma organização catalisadora do processo de inovação na MB, que busca prover soluções, prioritariamente, nas áreas de Avaliação Operacional, Criptografia, Simulação e Desenvolvimento de Softwares operativos ou de emprego operativo e de Sistemas administrativos. Sob a coordenação do CTMRJ, contribui para otimizar o emprego dos meios navais, aeronavais, de Fuzileiros Navais e centros de comando e controle, por meio de soluções tecnológicas autóctones.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).