O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, nesta quarta-feira (16/02), em seu gabinete, no prédio do Comando da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília (DF), o Comandante da Força Aérea do Uruguai (FAU), General Luis Heber De León Pepelescov. O encontro contou também com a presença do Comandante de Preparo da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, e teve como objetivo fortalecer a relação institucional entre as duas Forças Aéreas e trocar experiências e informações sobre a gestão aeronáutica.

i2221613134902793

Na ocasião, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior explicou que a FAB e a FAU já têm uma relação de muito tempo e a reunião foi uma oportunidade de decidir em que áreas as Forças Aéreas dos dois Países podem aprofundar a cooperação, como, por exemplo, na área de gerenciamento de tráfego aéreo. “O Brasil, logicamente, é um ator importante nessa área porque a maioria dos tráfegos é controlada pelo DECEA. Isso tem um peso muito grande em todo o fluxo da América do Sul. Além disso, tratamos sobre a possibilidade de cooperação em operações como a Cruzex, cooperações na área logística e na área de ensino”, destacou o Oficial-General.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Por sua vez, o General De León também ressaltou a oportunidade de trocar informações e aprofundar a parceria entre as duas Instituições Militares. “Nós temos laços de amizade e de parceria com a Força Aérea Brasileira. No início de nossas atividades de 2022, queríamos uma reunião do mais alto nível para trocar experiências e informações”, concluiu o Comandante da FAU.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).