A Escola Superior de Guerra (ESG) sediou, no dia 16 de julho, a Reunião do Almirantado. Em caráter inédito, a ESG – órgão subordinado diretamente ao Ministério da Defesa – recebeu o evento, normalmente realizado em Organizações Militares da Marinha. É mais um honroso acontecimento na história da Escola, que em agosto completa 70 anos de existência.

Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, a reunião tratou de questões administrativas relativas a Programas Estratégicos da Marinha. Contou com a presença dos seguintes membros do Alto Comando da MB: Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, Chefe do Estado-Maior da Armada; Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, Diretor-Geral do Material da Marinha; Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Comandante de Operações Navais e Diretor-Geral de Navegação; Almirante de Esquadra (FN) Alexandre Jose Barreto de Mattos, Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas; Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante da Escola Superior de Guerra; Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Secretário-Geral do Ministério da Defesa; Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, Secretário-Geral da Marinha; Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha; Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; e o Vice-Almirante Marcelo Francisco Campos, Comandante do 2º Distrito Naval.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).