No início de 2019, o Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD) incorporou ao seu parque tecnológico, o simulador Eyesi®, para treinamento em cirurgia de catarata, o que contribui para a consolidação do hospital como centro de excelência em simulação médica. O novo equipamento dispõe de tecnologia de realidade virtual de alta fidelidade permitindo ao profissional acumular experiência cirúrgica e refinar habilidades essenciais para o procedimento intraocular sem o risco de complicações aos pacientes.
O HNMD, há uma década, investe em tecnologias de ensino inovadoras para formação e atualização, como ferramenta no processo de aprendizagem dos alunos de pós-graduação nas modalidades de Residência Médica e Aperfeiçoamento e equipes multiprofissionais das diversas organizações militares de Saúde da Marinha do Brasil, treinando em média 500 profissionais por ano.
Além do novo equipamento para intervenção oftalmológica, o centro de simulação do IPB também dispõe de um simulador clínico de paciente adulto e um pediátrico, além de simuladores para cirurgia videolaparoscópica, procedimentos endoscópicos e endovasculares.
A realidade virtual e suas diversas aplicações na área médica possibilitam aos profissionais e alunos vivenciarem cenários reais em ambiente seguro, além de desenvolver competências técnicas, capacidade de gerenciamento de crises, liderança e raciocínio clínico. Nessa construção contínua do conhecimento, a experiência cirúrgica é ampliada e o maior beneficiado é o usuário do Sistema de Saúde da Marinha.
Fonte: MB
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).