Itália (IT) – Foi realizada em 19 de setembro, a cerimônia de memória da libertação de Camaiore e atividade em Gaggio Mantano que foi percurso da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial, na Campanha da Itália.

Estavam presentes Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, Adido do Exército, Grazziano Dalle Luche, representando o prefeito de Camiore, Marco Dal Torrione do Grupo de Estudos Históricos de Camiore e demais autoridades militares e civis.

A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por meio do Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB), apoiou o evento que destaca as memórias dos heróis brasileiro, preservando no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNSGM), os respectivos jazigos dos combatentes.

A cerimônia homenageia os militares brasileiros que tombaram durante a operação militar, assim como a amizade e fraternidade criadas entre a comunidade italiana local e os pracinhas brasileiros, quando da passagem por Camaiore dos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira.

As atividades realizadas em Ronchidoso no município de Gaggio Mantano, teve a presença do Segundo-Tenente Itamar Maia Silva, representando à Aditância do Exército junto ao MVMB, que mantêm acesa a chama de honra e glória que os nossos soldados da FEB deixaram nos corações e mentes da população italiana.

Destaca-se os três primeiros soldados brasileiros que morreram em combate da FEB nas proximidades de Camaiore aos 21 de setembro de 1944, os soldados Antenor Ghirlanda, Atílio Piffer e Constantino Maroqui, todos integrantes do 6º Regimento de Infantaria da Força Expedicionária Brasileira.

Fonte: Diretoria do Patrimômio Histórico e Cultural do Exército

 

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui