No dia 13 de dezembro, a Marinha do Brasil (MB) celebrou o Dia do Marinheiro com uma cerimônia militar de grande prestígio a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, no Rio de Janeiro. Presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a cerimônia contou com a presença de figuras importantes como o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, além de representantes do Corpo Diplomático, Parlamentares, Ministros de Estado, membros do Poder Judiciário, e outras autoridades civis e militares.

Revista Naval e Homenagem ao Patrono da Marinha

galeria7 mn

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antes da cerimônia, o Presidente realizou uma Revista Naval, uma tradição que simboliza o respeito e a continência dos navios da MB à autoridade máxima do país. Este evento reafirma a importância da Marinha na proteção das riquezas da Amazônia Azul e na promoção da mentalidade marítima na sociedade brasileira. O dia também foi uma oportunidade para homenagear o Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, cujo legado é uma fonte de inspiração e orgulho para todos os marinheiros.

Medalha Mérito Tamandaré e Homenagem In Memoriam

foto3 mn

A cerimônia foi marcada pela entrega da Medalha Mérito Tamandaré a várias autoridades e instituições que prestaram relevantes serviços à Marinha. Em um momento emocionante, a medalha foi concedida in memoriam aos Primeiros-Sargentos Fuzileiros Navais Renan Guedes Moura e Luiz Fernando Tavares Augusto, que foram vítimas de um acidente durante um exercício em Formosa (GO). Este ato de homenagem simboliza o reconhecimento da Marinha aos serviços prestados e ao sacrifício de seus membros.

Exibição de Meios Operativos e Campanha do Dia do Marinheiro

foto4 mn

Além da cerimônia, o público teve a oportunidade de conhecer de perto os meios operativos da Força Aeronaval e da Força de Fuzileiros da Esquadra. A campanha do Dia do Marinheiro deste ano, inspirada na obra musical “Maresia” e interpretada por Adriana Calcanhotto, convidou os brasileiros a refletirem sobre a carreira naval e a importância da Marinha para o país.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).