Representação do CIAA durante oficina

Como parte das ações de intercâmbio entre instituições de ensino das Forças Armadas, o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) participou, de 17 a 23 de abril, do “Desafio das Agulhas Negras” promovido pela Academia Militar das Agulhas Negras. A representação do CIAA foi composta de dois Oficiais, quatro Suboficiais e cinco Sargentos e participou diretamente das oficinas de Marcha, Pista de cordas, Tiro e Equitação militar. Cada patrulha foi formada por 11 militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O propósito central foi observar o planejamento e a execução das atividades, registrar os aspectos mais relevantes e os valores envolvidos, comportamentais e atitudinais, a fim de adaptar situações de ensino que permitam o desenvolvimento do espírito de liderança dos alunos dos Cursos de Especialização e Habilitação para Promoção a Sargento do CIAA.

O “Desafio Agulhas Negras” é uma competição de Patrulhas em atividades operativas de cunho militar realizada na Academia Militar das Agulhas Negra que tem como principais objetivos fomentar os laços de camaradagem entre as equipes participantes, desenvolver habilidades militares, capacidade de trabalho em equipe e liderança dos participantes na solução de problemas em um ambiente simulado.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).